sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tell me Lies

Ate que ponto deve a identificaçao ser exposta nos CV?
Com os erros dos outros vamos aprendendo. Tambem com os nossos e claro, mas isso e bem menos divertido.
Para que serve afinal a chamada Identificaçao, num CV ? Falo dos CV que tenho de ler, agora menos, que ja mereço repouso.
A meu ver nao serve para nada. Qual e o interesse de saber o nome da mae e do pai, ou o nº do BI ou do CC e todos esses pormenores que nao acrescentam nada aquilo que esta a ser avaliado?
Ja agora podia acrescentar o NIF, sempre da acesso a informaçao adicional, absolutamente irrelevante para o caso, ja que pouco interesse ha em saber se tem ou nao dividas ao fisco, quanto paga de IRS, se ainda o declara como casada/o se ja esta divorciada/o, sei la mais o que se podera com o NIF esclarecer.
Afinal um CV de um candidato a qualquer coisa numa prova publica, tambem e publico, ou nao?
Escarrapachando no CV, para alem do nome, a data do nascimento, a freguesia e concelho de naturalidade, o nome do pai e da mae, fica muita coisa destapada, sem necessidade nem interesse.
Bem, podera eventualmente ter interesse, nao para avaliar os conhecimentos do autor, mas para quem le ficar a saber mais alguma coisa, sempre se vai divertindo.... Isto no caso de os dados escritos serem verdadeiros, coisa que podera ser duvidosa no caso do/a autor/a ser habitualmente mitomano quando comunica de forma verbal, mas sempre e mais arriscado mentir num documento apresentado numa prova publica.
Afinal pode ser a afirmaçao publica de ter andado a mentir durante anos . Bem sei que nao e relevante saber se o Liceu foi feito no Maria lamas, ou em Luanda, se cresceu no hemisferio sul ou no norte, se viveu na rua de Cedofeita ou na Nove de Julho, ou Dezassete de Novembro, ou Primeiro de Janeiro...mas da para aferir com a informaçao previa fornecida verbal e informalmente, sem pensar que alguem com memoria de elefante viesse a ter acesso ao CV da tal prova publica.
E a morada? Isso entao e absolutamente dispensavel, e ate parece um convite a quem le, “passa la por casa, na sexta estou disponivel!”.

Sem comentários: